cover
Tocando Agora:

Rodoanel de SP: um Raio-X da maior obra viária do país, que deveria ter sido entregue em 2006

1° trecho do Rodoanel Norte tem 26 km de extensão e será entregue em 22 de dezembro pelo governo de SP. Reprodução/Redes Sociais Iniciadas em 1998 durante ...

Rodoanel de SP: um Raio-X da maior obra viária do país, que deveria ter sido entregue em 2006
Rodoanel de SP: um Raio-X da maior obra viária do país, que deveria ter sido entregue em 2006 (Foto: Reprodução)

1° trecho do Rodoanel Norte tem 26 km de extensão e será entregue em 22 de dezembro pelo governo de SP. Reprodução/Redes Sociais Iniciadas em 1998 durante o governo Mário Covas, as obras do Rodoanel de São Paulo estão se aproximando da reta final. Nesta segunda-feira (22), deve acontecer a inauguração do penúltimo trecho do empreendimento. Dividido em quatro trechos (Oeste, Sul, Leste e Norte), o Rodoanel Mário Covas terá 176 quilômetros de extensão quando estiver completo; O projeto original previa a conclusão em oito anos, até 2006; O objetivo era claro: retirar o tráfego de passagem, principalmente de caminhões, das vias internas da capital paulista, como as marginais Tietê e Pinheiros. A previsão do governo estadual é a de que o anel viário esteja totalmente concluído até o fim de 2026, quase 20 anos depois do prazo inicialmente previsto, entre atrasos e polêmicas (confira abaixo do infográfico). Confira um infográfico sobre a trajetória da construção considerada a maior obra viária do Brasil Raio-X do Rodoanel de SP Arte/g1 Exclusivo: SP2 percorre trecho do Rodoanel Norte que será inaugurado na segunda-feira (22) Histórias (e polêmicas) do Rodoanel Desabamento em 2009 Desabamento no Rodoanel em 2009 Reprodução Três vigas de sustentação de um viaduto em construção do Trecho Sul do Rodoanel Mário Covas desabaram em novembro de 2009. Foram atingidos um caminhão e dois carros que passavam pela Rodovia Régis Bittencourt, e três pessoas ficaram feridas. Peritos criminais envolvidos na investigação sobre as causas do acidente apontaram que o desabamento foi provocado por falha ou ausência do travamento provisório das vigas. A avaliação dos investigadores foi a de que o tombamento de uma das vigas criou um "efeito dominó", fazendo com que as outras duas também desabassem. Morte durante obras Em dezembro de 2009, um operário morreu em um canteiro de obras do Rodoanel próximo a Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo. Segundo os bombeiros, a vítima caiu em uma máquina cimenteira enquanto trabalhava. Histórico de corrupção A obra do Rodoanel já foi alvo de diversas investigações por suspeita de superfaturamento, corrupção ativa, corrupção passiva, lavagem de dinheiro, fraudes à licitação e cartel entre as empreiteiras. Em 2020, o ex-governador José Serra chegou a ser alvo de buscas após denúncia do Ministério Público Federal, que acusou o político de lavagem de dinheiro pelo suposto recebimento de propina da empresa Odebrecht durante as obras do Rodoanel no Trecho Sul. Ex-executivos da construtora denunciaram o pagamento de propina à Serra, que na ocasião era candidato ao governo estadual, para cobrir os gastos do caixa 2 da campanha eleitoral e estreitar relações com o futuro chefe do Executivo. Serra nega as irregularidades, afirmando que sempre agiu com lisura, e até agora não houve condenação transitada em julgado relacionada a essas acusações específicas sobre o Rodoanel. Já no trecho Norte do Rodoanel, houve investigação sobre um esquema que desviou cerca de R$ 625 milhões das obras durante a inclusão de aditivos após contrato firmado com a OAS no Lote 2, em outubro de 2014. Também não houve condenações nesse caso. Achados arqueológicos Em Carapicuíba, na Grande São Paulo, um museu construído para abrigar peças arqueológicas encontradas durante as escavações do Rodoanel estava abandonado em 2018. O Ministério Público chegou a abrir uma investigação para apurar o caso. Bomba falsa e sequestro armado Em novembro deste ano, uma carreta ficou atravessada na pista do Rodoanel Mario Covas, na altura do km 45, em Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo, bloqueando o trânsito por cerca de cinco horas. Havia uma suspeita de bomba na cabine, mas o artefato não tinha material explosivo. O Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), tropa de elite da corporação, foi ao local e ajudou a retirar o motorista do veículo, que foi levado ao hospital. Ele estava com as mãos amarradas quando foi encontrado. Dias depois, o motorista de carreta Dener Laurito dos Santos, de 52 anos, confessou à Polícia Civil que inventou toda a história. Segundo os investigadores, durante o interrogatório, policiais confrontaram Dener com inconsistências entre o relato dele e o que havia sido apurado até então. Para a polícia, nada do que ele descreveu aconteceu. Diante dos questionamentos, o motorista admitiu que forjou toda a situação. Quando ele confessou, não se emocionou. Infográfico Carreta bloqueou Rodoanel por quase cinco horas Arte/g1