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Primeira madrugada com operação 24 horas do Metrô de SP registra 13,8 mil entrada de passageiros

Trem da Linha 5-Lilás da ViaMobilidade. Concessionária não entrará no esquema de funcionamento da madrugada dos sábados. Divulgação/Viamobilidade O Metr...

Primeira madrugada com operação 24 horas do Metrô de SP registra 13,8 mil entrada de passageiros
Primeira madrugada com operação 24 horas do Metrô de SP registra 13,8 mil entrada de passageiros (Foto: Reprodução)

Trem da Linha 5-Lilás da ViaMobilidade. Concessionária não entrará no esquema de funcionamento da madrugada dos sábados. Divulgação/Viamobilidade O Metrô de São Paulo, registrou, na primeira madrugada de operação 24 horas, a entrada de 13,8 mil passageiros. Entre a meia-noite e as 4h40 do domingo (7), foram oferecidas 66 viagens entre 0h nas linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata. Confira como foi o movimento em cada uma delas, segundo dados da Companhia do Metropolitano de São Paulo: Linha 3-Vermelha: 7,5 mil embarques Linha 2-Verde: 3,8 mil Linha 1-Azul: 2,6 mil A Linha 15-Prata teve operação atendida pelos ônibus gratuitos do sistema Paese, em razão de testes com trem da nova frota, e por isso não teve os dados de demanda computados. Veja os vídeos que estão em alta no g1 A operação é experimental e vai durar até fevereiro de 2026, quando o Metrô irá avaliar a demanda e os custos operacionais. Segundo a companhia, a medida "atende a uma demanda histórica de trabalhadores, turistas e frequentadores da vida noturna paulistana e será mantida todos os sábados, até fevereiro de 2026, enquanto o Metrô avalia demanda, custos operacionais e eventuais ajustes. As integrações com concessionárias e CPTM permanecem indisponíveis nesse horário". Repercussão Nas redes sociais, usuários comemoraram a medida, mas criticaram o fato de as concessionárias ViaMobilidade e ViaQuatro ainda não terem anunciado adesão ao modelo em teste até fevereiro de 2026. A principal reclamação é a de que os usuários que farão uso do Metrô durante a madrugada e dependerem de conexões com as linhas 4-Amarela e 5-Lilás terão de esperar o início da operação, às 4h40 do domingo, para seguir viagem. O g1 procurou as duas concessionárias, mas elas não quiseram se pronunciar. Porém, a equipe de reportagem apurou que nem a ViaMobilidade nem a ViaQuatro pretendem, por ora, adotar a extensão da operação aos finais de semana, porque o contrato de concessão assinado com o governo de São Paulo não prevê essa extensão no horário de funcionamento. As empresas privadas alegam haver um custo alto na operação de madrugada, que elas não estão dispostas a fazer nesse momento. E que precisariam de uma contrapartida do governo para embarcarem no projeto, além de um aditivo contratual, mesmo que a medida seja experimental. “É um custo que a tarifa nesse horário não cobre por causa da baixa demanda. Um dinheiro que teria que sair de algum lugar. O Metrô tem o Tesouro estadual para bancar o projeto, mas as empresas privadas, não”, disse um diretor ouvido pelo g1 na condição de anonimato. Executivos das duas concessionárias afirmaram que o Metrô tomou uma decisão monocrática, sem debate prévio com as demais empresas do sistema, tanto das linhas 5-Lilás e 4-Amarela, quanto do sistema de trens da CPTM, da ViaMobilidade e da TicTrens. Em nota, a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), agência do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) que fiscaliza as empresas de transporte sob trens, afirmou que "esta é uma iniciativa exclusiva do Metrô, em regime experimental. As concessionárias seguirão o funcionamento vigente". Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo. Divulgação Regras de circulação O Metrô afirma que a operação 24 horas vai permitir que os passageiros embarquem e desembarquem em todas as estações das linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata ao longo da madrugada, sem a possibilidade de transferência para as demais linhas de metrô operadas por concessionárias e trem, que estarão fechadas. Os trens irão circular a madrugada toda, inclusive da 0h às 4h40, horário em que normalmente o serviço não funciona. Os intervalos serão entre 20 e 30 minutos entre as composições, dependendo da necessidade. “Excepcionalmente nos trechos da Linha 2-Verde entre as estações Vila Madalena e Clínicas e entre Sacomã e Vila Prudente, os trens vão operar por uma única via, nos dois sentidos (via singela). No restante da linha (Clínicas a Sacomã), bem como nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha, a operação será pelas duas vias de circulação”, disse a empresa. Trem da Linha 2-Verde do Metrô Cris Castello Branco/Governo de SP Neste período de funcionamento durante a madrugada, as bilheterias não funcionarão, e o passageiro que não tem cartões Bilhete Único ou TOP poderá adquirir seus bilhetes pelas máquinas de autoatendimento, Carteira Google ou WhatsApp (11 3888-2200). Nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha, a entrada pode ser feita por meio de pagamento por aproximação, com cartões físicos de crédito e débito.